quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

The Danish Girl / A Rapariga Dinamarquesa

Olá pessoal,

Esta semana fui ver o filme The Danish Girl e fiquei bastante sentida com toda a problemática vivida por Lili Elbe (aparentemente uma das primeiras transexuais conhecidas).

Achei o filme pesado, com uma carga emotiva muito forte e sinceramente se tens preconceitos, isto é, se não concordas com pessoas que têm uma orientação sexual diferente da tua (sim, para mim isto é preconceito), não aconselho a ires ver o filme.


Eu não compreendo como o cérebro funciona, como achamos a nossa orientação, o que faz de mim gostar de homens, o que faz de ti, gostares de mulheres.
 
Sinceramente, não é da educação, não é das amizades...é de ti mesmo! Acredito sim que quando se nasce, existem certos "padrões mais afeminados ou mais masculinos"...tipo hormônios e células e cenas..que marcam a nossa idêntidade sexual.

É uma doença gostarmos de pessoas do mesmo sexo? É tão doença, como gostarmos de pessoas do sexo oposto...só que esta última, é uma doença mais "comum"...

Com toda a honestidade, posso até comentar ..."olha, sabias que o fulano é gay?" Não acredito que seja por maldade, mas porque fomos educados a sermos assim...o ser humano é um maria vai com as outras...somos ovelhinhas e seguirem o pastor...sem pensarmos em consequências, para não falarmos da "religião" que proibe isto tudo...


Eu não sou religiosa e nem pretendo falar bem ou mal..porque não interessa para este post.

O que interessa é que realmente consegui "entender" a frustração de uma pessoa que pode passar por isto. Neste caso, ainda "pior", pois no caso, é uma pessoa que quer mudar de sexo (ponto!)...é muito mais profundo do que uma orientação sexual.


Imaginar a dor, a sensação de olhar-se ao espelho e de não reconhecer o teu corpo, não gostar de ti...não porque és gordo, ou magro..mas porque és simplesmente HOMEM OU MULHER!!!

O mais triste ainda, é veres em pleno filme, pessoas a rirem-se ao teu lado, a debocharem desta situação...porque isto é engraçado? Porque a tristeza de alguém é a alegria de outro? No limite, posso não concordar...ou não aceitar, porque a opinião é individual... mas rir?? Sem palavras...

No entanto, há casos que são engraçados "tipo em filmes quando há personagens de "bichinhas"..ok..mas aí é um rir de cômico...como outro qualquer..não é um rir de deboche...não sei me explicar...espero que consigam entender...
 
O ser humano infelizmente tem muito que evoluir..mas talvez haja esperança...

Adorei o desempenho dos atores principais, Eddie Redmayne como Lili Elbe, e Alicia Vikander como Gerda Wegener. Grandes papelões e ambos nomeados ao Óscar deste ano.

Recomendo!! Nem que seja para acreditarmos que todos nós temos direito de ser o que queremos..a tua felicidade está nas tuas mãos!!

Bisous,
Carol
SHARE:

Sem comentários

© Girly Us. All rights reserved.
BLOGGER TEMPLATE MADE BY pipdig